Rafael Macedo Bate na Trave e Fica Sem Medalha no Judô nas Olimpíadas de Paris 2024

O paulista Rafael Macedo quase conquistou mais uma medalha para o judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024. Competindo na categoria peso-meio-leve (até 90kg), Macedo teve uma trajetória notável, mas acabou derrotado na disputa pelo bronze pelo francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, por acúmulo de punições, na tarde desta quarta-feira, na Arena do Campo de Marte.

Desde o início da luta, Macedo buscou a pegada, enquanto Hambou tentava afastar as mãos do brasileiro. Com menos de um minuto de combate, ambos os judocas receberam um shido (punição) por falta de combatividade. O francês tentou uma entrada, defendida por Macedo, que em seguida tentou uma chave de braço sem sucesso. O paulista então derrubou Hambou com um o-uchi-gari, mas o árbitro não pontuou a queda. Com dois minutos restantes, os dois voltaram a ser punidos com outro shido, deixando ambos pendurados.

Macedo conseguiu aplicar um uchi-mata, mas o francês caiu de frente e, em seguida, tentou uma técnica de sacrifício, defendida pelo brasileiro. O paulista novamente projetou Hambou, mas o francês evitou a pontuação no último instante. Macedo ainda deu outra queda, mas Hambou evitou colocar as costas no chão. Ao tentar uma chave de braço no chão, Macedo cometeu duas penalidades: pegou por dentro da manga do adversário e trançou as pernas ao redor da cabeça do oponente, sendo desclassificado e perdendo a medalha para Hambou.

“É uma vergonha!” reclamou o treinador de Macedo, Antônio Carlos “Kiko” Pereira, que inicialmente não entendeu a punição.

“É a segunda vez que venho a uma Olimpíada, é um sonho estar aqui. Fiz um dia muito bom, poderia sair com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo, faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e acredito que foi a correta,” lamentou Macedo, muito frustrado.

Nas quartas de final, Macedo enfrentou o espanhol Tristani Mosakhilishvili e teve sua trajetória interrompida. Ao tentar uma entrada, sofreu um contragolpe que valeu o waza-ari para o adversário já no minuto final.

Macedo se recompôs e foi focado para a repescagem, onde deu uma verdadeira aula de judô. Abriu um waza-ari com um uchi-mata e, restando 38 segundos, encaixou um ashi-guruma para o ippon, que o classificou para a decisão do bronze. Infelizmente, na disputa final, a tão sonhada medalha não veio.

VEJA TAMBÉM

Ouvir Rádio Delmiro FM
Ouvir Rádio da Vila