O professor de redação Luiz André Medeiros, que atua em Maceió, acertou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado neste domingo (9). A proposta deste ano abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, questão que já vinha sendo trabalhada com frequência em suas aulas e materiais de estudo.
Segundo estudantes, o docente vinha destacando a relevância do debate sobre o envelhecimento populacional, os desafios enfrentados por pessoas idosas e a necessidade de políticas públicas que promovam inclusão, autonomia e qualidade de vida para essa faixa etária. As discussões, segundo eles, foram reforçadas em simulados, listas de argumentos e análises de repertório sociocultural.
VEJA MAIS


O tema ganhou ainda mais pertinência diante do aumento do número de inscritos idosos no exame em 2025. De acordo com dados oficiais, 17.192 pessoas com 60 anos ou mais participaram do Enem este ano, um crescimento de 191% em relação a 2022. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram os estados com maior número de participantes dessa faixa etária.
A abordagem proposta pelo Enem retoma debates já presentes em anos anteriores. Em 2009, o exame chegou a propor tema semelhante, voltado à valorização do idoso, porém a prova acabou cancelada na época devido ao vazamento.
A confirmação da previsão de Luiz André repercutiu entre estudantes e educadores no estado. Nas redes sociais, alunos comemoraram a assertividade do professor e destacaram que o conteúdo orientado em aula ajudou a estruturar a redação com maior segurança e clareza.
O educador é reconhecido em Alagoas pelo trabalho voltado ao desenvolvimento argumentativo e pelo acompanhamento específico direcionado aos principais exames do país.