Prefeitura do Rio monta operação especial para Rock in Rio e Libertadores com ponto facultativo nos dias 18 e 19

A Prefeitura do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (18) um esquema especial para a segunda semana do Rock in Rio e para os jogos das quartas de final da Copa Libertadores, que acontecem até quinta-feira (19). Para facilitar a mobilidade durante os eventos, foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais e estaduais.

Esquema de Mobilização Uma força-tarefa composta por 3,4 mil agentes de 11 secretarias e órgãos municipais será responsável pelos serviços de trânsito, transporte, saúde, limpeza e ordem pública. O objetivo é garantir o acesso ao Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, onde ocorre o Rock in Rio, e aos estádios do Maracanã e Nilton Santos (Engenhão), ambos na Zona Norte, que sediarão as partidas da Libertadores.

Recomendações de Transporte A Prefeitura recomenda fortemente o uso de transporte público. Para o Rock in Rio, o Expresso Rock in Rio, um serviço especial do BRT, será a principal opção, com integração ao metrô. Já para os torcedores que vão ao Maracanã, o metrô e o trem são as melhores opções. No caso do Engenhão, a preferência é pelo trem.

Esquema do Metrô para os Jogos da Libertadores O MetrôRio terá um esquema especial de segurança e operação, principalmente nas estações próximas ao Maracanã. A transferência entre as linhas 1 e 2 será no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil.

Interdições no Trânsito

  • Fluminense x Atlético-MG (18/9, Maracanã, 19h): Interdições nas vias próximas ao estádio, como as ruas Professor Eurico Rabelo, Artur Menezes, Visconde de Itamarati, entre outras, das 16h às 23h.
  • Flamengo x Peñarol (19/9, Maracanã, 19h): O esquema de interdição será semelhante ao do dia anterior, com bloqueios nas mesmas vias e horário.
  • Botafogo x São Paulo (18/9, Engenhão, 21h30): Interdições das 18h30 às 00h30, abrangendo vias como a Rua Doutor Padilha, Rua Goiás, Rua Bento Gonçalves e outras adjacentes.

Supervia A SuperVia também reforçará a operação de trens para atender ao público dos jogos, com trens extras a partir das 15h nos dias 18 e 19.

Transporte para o Rock in Rio Para o Rock in Rio, haverá três serviços especiais de BRT: o “Expresso Rock in Rio”, com embarque nos terminais Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, e desembarque no Terminal Centro Olímpico, próximo à Cidade do Rock. O serviço funcionará das 11h às 5h, e o valor da passagem, ida e volta, será de R$23, pago com Riocard ou Jaé.

Metrô + Rock in Rio O MetrôRio também terá um esquema especial para o Rock in Rio. As linhas 1 e 4 vão operar entre Uruguai e Jardim Oceânico, com funcionamento 24 horas na estação Jardim Oceânico, que é integrada ao BRT. Durante a madrugada, o metrô funcionará apenas para desembarque. Recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes, que custam R$7,50 por trecho.

Ponto Facultativo A partir das 15h dos dias 18 e 19 de setembro, haverá ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Serviços essenciais, como os da Secretaria Municipal de Saúde e da Mobi-Rio, continuarão operando normalmente.

VEJA TAMBÉM

Ouvir Rádio Delmiro FM
Ouvir Rádio da Vila