NO AR

DEL FONE

WHATS DEL

(82) 9 8191.0365

Saúde promove ações de sensibilização no Dia do Autismo

  • Redação
  • abril 2, 2018
  • Nenhum comentário
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
(Crédito: Secom Maceió)

 

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) e a Gerência de Atenção Psicossocial, promovem uma série de atividades nos dias 2, 3 e 13 de abril, na Serraria, no Pinheiro e no Farol, respectivamente. Voltadas a técnicos, familiares e à sociedade, as ações tem como finalidade sensibilizar os parceiros e a comunidade em geral sobre o autismo.

Na ocasião, serão desenvolvidas atividades dos trabalhos realizados com a pessoa autista nas entidades governamentais e parcerias. Para o psicólogo da Gerência de Atenção Psicossocial, Eduardo de Almeida, a participação da sociedade de modo geral é importante. “Esses eventos visam o acompanhamento das pessoas com autismo, de forma que as práticas sejam desmistificadas e possibilitem um olhar mais humanizado para as pessoas que têm o transtorno e para quem não tem também”, explicou.

Na segunda-feira (2) pela manhã, a equipe promove uma oficina sobre a abordagem para as pessoas com autismo. No local, serão realizadas atividades de divulgação das ações realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi V) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria.

Na terça-feira (3) e na sexta-feira (13), a equipe e os agentes das Redes de Atenção Psicossocial (Raps), da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e os Centros Especializados em Reabilitação (CER), realizam um Seminário sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No primeiro dia, o evento será realizado pela manhã, no Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região, no Pinheiro, e conta com 160 vagas. No segundo dia, o evento acontece na Associação Pestalozzi de Maceió – Centro Inclusivo Genilda Porto, no Farol, também no horário da manhã. As inscrições acontecerão no dia do evento.

Sobre o autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído no dia 2 de abril de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A doença é uma condição neurológica permanente, que atinge, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social, mais comum em homens que em mulheres. O transtorno acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. Geralmente, os sinais ficam evidentes antes de a criança completar 3 anos.

O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e é norteado pelos critérios estabelecidos pelo Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria e pela Classificação Internacional de Doenças da OMS.

Fonte: Secom Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PEÇA SUA MÚSICA