Governo avalia antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas em 2025

O governo federal está analisando a possibilidade de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2025. A solicitação já foi feita pelo Ministério da Previdência Social, seguindo o modelo adotado nos últimos anos.

A equipe econômica deve avaliar o impacto da medida nos próximos dias, já que, até então, o foco estava na aprovação do orçamento deste ano, concluída pelo Congresso Nacional na semana passada.

Possível calendário de pagamento

Caso a antecipação seja aprovada, os valores poderão ser depositados entre abril e maio. Tradicionalmente, o abono é pago apenas no segundo semestre, como ocorreu em 2022 e 2023, quando os depósitos aconteceram entre maio e junho.

Para oficializar a antecipação, será necessário um decreto presidencial assinado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Quem tem direito ao 13º antecipado?

Terão direito ao pagamento antecipado os beneficiários que, em 2025, estiverem recebendo:

  • Auxílio por incapacidade temporária;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão.

O governo ainda não divulgou o número exato de beneficiários que poderão ser contemplados. Em fevereiro deste ano, o INSS pagou mais de 40 milhões de benefícios, somando R$ 82,2 bilhões.

Desses, cerca de 28,5 milhões de aposentados e pensionistas receberam um salário mínimo (R$ 1.518). Outros 12,2 milhões ganham valores acima do piso nacional, sendo que 10,6 mil recebem o teto da Previdência Social.

A decisão final sobre a antecipação do 13º deve ser anunciada em breve, após análise da equipe econômica.

VEJA TAMBÉM

Ouvir Rádio Delmiro FM
Ouvir Rádio da Vila