Nesta segunda-feira (20), a Microsoft revelou uma nova linha de computadores integrados com inteligência artificial (IA) ao Windows 11, denominados “Copilot+ PCs”. Esses dispositivos terão hardware avançado e suporte para recursos de IA em todo o sistema operacional.
💻 Principais Funcionalidades:
- Facilidade de Acesso: IA para facilitar a localização de documentos, e-mails e sites visitados.
- Automatização de Tarefas: Ferramentas de edição de fotos e tradução de idiomas automatizadas.
- Recall: Uma funcionalidade que utiliza IA para criar uma “memória fotográfica”, permitindo a pesquisa de todas as atividades realizadas no computador.
Além disso, a Microsoft introduziu o assistente de voz Copilot, que será aprimorado com o modelo GPT-4 da OpenAI.
A empresa prevê um lucro de US$ 50 milhões no próximo ano com este lançamento. Os novos modelos estão em pré-venda nos Estados Unidos e deverão estar disponíveis a partir de 18 de junho.
Parcerias e Desempenho: De acordo com Satya Nadella, CEO da Microsoft, todos os principais parceiros de hardware da empresa, incluindo Dell, Lenovo, Samsung, HP, Acer e Asus, irão oferecer os Copilot+ PCs. Esses computadores terão requisitos mínimos de especificações, como um SSD de 256 GB, um processador neural integrado e 16 GB de RAM, para garantir um desempenho otimizado.
A Microsoft afirma que os novos computadores serão “58% mais rápidos” do que o MacBook Air com processador M3, e a duração da bateria será suficiente para um dia inteiro de uso.
Novos Dispositivos e Tecnologia: Além dos Copilot+ PCs, a Microsoft também apresentou uma nova geração do tablet Surface Pro e do Surface Laptop, agora equipados com processadores Qualcomm. A empresa introduziu ainda uma tecnologia chamada Prism, que permitirá que softwares desenvolvidos para chips Intel e AMD rodem em chips baseados na tecnologia Arm, otimizando o balanço entre consumo de energia e poder de processamento.